quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Comendo Sozinha?!?!?!?

As vezes fico pensando em que tipo de mãe eu sou, que me recuso a perceber que a minha filha está crescendo. Cada passo mais longo que ela dá a caminho da independência me deixa sempre, sempre, sempre boquiaberta, como se na minha cabeça ela fosse sempre aquele bebezinho frágil que nem mamar sabia. Foi assim com o engatinhar, foi assim com o verdadeiro andar e está sendo assim com as primeiras colheradas dela para ela.

Ontem ela saiu com a minha mãe, encontrou com o avô M. e com a avó I. no mercado, foram à pracinha e ela chegou comendo um sorvete às colheradas. Eu estava arrumando a casa, quando minha mãe me chamou no portão "para ver uma coisa". Eu fui de má vontade, porque eu odeio quando estou em casa fazendo algo e alguém fica me chamando no portão. Por que não entra logo? Mas o meu mau humor foi embora no mesmo instante em que vi a minha pequena, ou melhor, a minha grandona: Segura o potinho de sorvete com uma mão, e com a outra enfia a colher no potinho e depois a coloca na boca. Maestria, Perfeição! Fiquei muito emocionada... Ela estava um pouquinho babada, lógico! Mas ontem eu fiquei o dia inteiro falando para ela o quanto ela era inteligente, linda, esperta, a "princesinha mais e mais e mais e linda da mamãe".

* Ela já brincava de fazer papá e levava a colherinha na boca direitinho, mas sempre era com "comidas imaginárias". Por isso nunca tinha tentado colocar algo de verdade para saber se ela iria comer direitinho.

** As vezes penso que tenho que escrever sobre o carnaval, para depois lembrar, contar para ela e até deixar alguma lições sobre "como as pessoas podem ser"... Para ela que ainda não entende foi bom, mas para nós adultos, foi um tanto quanto decepcionante, para não dizer meio absurdo...