quarta-feira, 17 de março de 2010

Ser Politicamente Correta ou Mandar Dar Porrada?

Eis que a adapatação da minha baby está quase PERFEITA. Conversamos muito e ficou combinado que como as "férias" da academia tinham terminado, eu passaria a levá-la para a escola, ia para a academia e depois ia buscá-la. Ainda não consigo deixá-la na porta, mas entro, fico uns 5 minutinhos e depois ela me leva no portão, com beijo e sem choro (Orgulho da Mamãe!).

Ontem ela estava sem a faixa no cabelo e eu perguntei se tinha sido ela que tinha tirado, ela disse que não, que tinha sido a M.L, que tinha saído quando a "amiguinha" puxou o cabelo dela.

Eu: -Peraí, a M.L puxou seu cabelo? Por quê?
Ela: - Purque eu tavu blincanu com a coluja e ela quelia, maix eu qui tavu blincanu. Aí ela puxô meu cabelo.
Eu (muito indignada): - E o que você fez filha?
Ela: - Eu falei "Ai, ai, ai M.L, não faix maix ichu!". E ela falô que não ia maix fazê i pidiu dixculpa.

Confesso que na hora me deu vontade de falar que se ela puxasse o cabelo dela, ou que se algum amiguinho batesse nela para ela fazer a mesma coisa (e duvido que esse não fosse o pensamento de qualquer mãe). Mas numa fração de segundos pensei melhor e dei os parabéns para ela por ela ter repreendido a amiguinha dizendo para ela não fazer mais.

O M. quando soube também disse que ela agiu certo, mas que se a M.L puxasse o cabelo dela de novo, para ela puxar o da M.L também. É difícil ser mãe, a gente nunca quer que nossos filhos sofram injustiças, covardias, frustrações e afins, mas infelizmente a vida não é assim. Ao longo da caminhada da minha pequena sei que vai ser assim, e a escola serve também para isso, para aprender a conviver com as diferenças, a aprender a se "defender", a mostrar e a desenvolver a personalidade.

Sei que cada um educa seu filho da forma que acha correto, mas tenho reparado que algumas crianças são bem agressivas: querem o brinquedo do outro amiguinho, tomam da mão, batem, implicam, chamam de "feio", de "chato"... É óbvio que além de repetirem comportamentos, tem a personalidade de cada uma. Agora se seu filho toma o brinquedo da mão de um amiguinho e o máximo que você faz é falar sem vontade nenhuma para ele pedir desculpas (coisa que nem sempre ele faz e ainda continua com o brinquedo), ele sempre vai achar que o mundo gira em torno do umbigo dele e que tudo tem que ser do jeito que ele quer.

Não quero nunca parecer prepotente, mas por que a Beatriz não revidou? Por que ela não puxou o cabelo da amiguinha, ou a agrediu de qualquer outra forma? Porque ela sabe que não se deve fazer isso. Mas que no fundo me deu uma vontade de "autorizá-la" a fazer, isso deu!