sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Ela Definitivamente é a Imagem do Colégio

Este post sobre o bem que o colégio tem feito, já era para ter sido escrito há algum tempo, mas depois do que aconteceu hoje, não podia mais adiá-lo.

A decisão de colocá-la no colégio foi bem pensada, tivemos medo de forçá-la a viver uma rotina que não seria adequada e nem necessária por ela ser tão "nova". Mas depois de decidido e de observar o comportamento dela nesse meio ano de escolinha, cheguei à conclusão de que foi uma decisão acertada, indubtavelmente.

O primeiro mês foi bem difícil. Acho que foi mais ou menos 1 mês mesmo, que eu ficava das 8h às 11:30h com ela na escolinha (o lado bom de eu não ter um emprego) tentando adaptá-la a todas aquelas novidades escolares. Sempre conversando com ela em casa, sempre dizendo que ia ao banheiro na escola do outro lado da rua (onde ficam as crianças maiores) demorando 5, 10, 15 minutinhos (mas sempre voltando), sempre mostrando que eu confiava nas tias e que ela também podia confiar,... até que um dia ela não chorou mais. Ficava pensando que nunca chegaria esse dia, mas ele chegou e hoje ela entra no colégio correndo sem nem me dar um beijo (só pra eu sair correndo atrás dela, é um ritual!).

Ela era super medrosinha, bem introvertida e a chupeta ficava o dia inteirinho na boca. Nossa! Como ela mudou!!! Ela está desinibida, (mais) falante, simpática, dançarina, já sabe "lutar" mais pelo que quer e a chupeta tem ficado um pouco mais esquecida. Já está até dormindo no quartinho dela (comigo no colchonete ao lado - "virtualmente"). O colégio só faz bem à ela! As tias e tio (professores, a tia que limpa o pátio, as coordenadoras, a dona do colégio...) amam o colégio e fazem com que as crianças se sintam em casa com pessoas que as amam como nós (pais, avós, tias, tios...). Sem contar o ambiente em si, com os escorregas, as árvores, as mesinhas no pátio, a areia... A Beatriz hoje é uma criança ainda mais feliz e mais livre, mais solta... E isso deixa meu coração radiante!

Ela está perdendo os medos e me levando junto. Eu, que sou bizarra andando de bicicleta, hoje a levo todos os dias de bike, porque ela ama ir para escola observando a paisagem, coisa que no colo não dá pra fazer e andando... bem andando a preguiça não "permite" ;). Com medo, com extrema prudência, atenção mais que redobrada, lá vamos nós sobre as duas rodas! No fundo ela acabou virando um exemplo para mim, para eu ser um exemplo pra ela. E o próximo passo é perder o medo de dirigir, por ela, por nós.

Hoje o pai foi levá-la e buscá-la, quando ele não trabalha as sextas-feiras, essa "tarefa" é dele. Ela adora! Depois do colégio, ele a levou para a casa da avó I. (também faz parte da rotina ela passar as tardes de sexta lá). Eu tinha acabado de chegar da academia e o M. chegou em casa com um "termo de autorização de uso de imagem e nome", que nós teríamos que assinar (caso concordássemos) e a novidade é que a Beatriz e um amiguinho dela, o L (que nós Amamos!) foram escolhidos para representar o colégio. Sei que atualmente a gente tem que pensar um milhão de vezes antes de expor nossos filhos, independente da maneira que seja. Mas tenho que confessar que quando o M. chegou aqui com essa novidade, me senti feliz, orgulhosa, com litros e litros de baba escorrendo! Na verdade não sei os critérios que foram utilizados para minha pequena ter sido escolhida, mas tive uma sensação boa, porque a minha filha realmente é a imagem do colégio! Ela mudou, se desenvolveu, demonstra ser uma menina feliz, porque nós a amamos, a tratamos com todo o carinho do mundo e tentamos educá-la para que ela cresça sendo uma menina de bom coração (mas não boba!), e apesar de todos os nossos "esforços", tenho que admitir que a dedicação das tias e o ambiente do colégio têm nos ajudado muito. :) E a escola e a imagem da minha filha.

Esta ela aprendeu lá:

"Meus olhinhos são pala vê,
Meus ouvidos pala excutá,
Minha boca pala comê,
E meu naliz pala cheilá
Completando us meus xentidos,
Eu tenho as mãos pala pegá,
E us meus blaços são bem complidos
P'lo meu amigo eu ablaçá"

#AMO!!!

4 comentários:

Sofia e Beatriz disse...

Que bom!
E era tão bom, que todas as escolas fossem assim!!! E que, principalmente, fizessem todas as crianças crescerem felizes e saudaveis.
Beijinhos muito grandes para vocês, em especial para a mini vedeta :))

Rita Correia ilustradora disse...

UAU!! Linda como é, como é que alguém resiste? :)))
Que bom ela ter-se adaptado, nunca é fácil de inicio mas depois de eles estarem integrados é uma maravilha para todos :) Um grande beijinho para vocês :) Vou mandar mail!

Nathália Martins disse...

Para babar e se orgulhar muito mesmo!!!

Beatriz vai longe... com certeza!

Tão bom encontrarmos um espaço assim, né?!

Beijos***

sonia disse...

U-A-U que novidades boas por aqui pairam :)))))) Olha eu também babava-me toda hehehehe

Toma là um lençol!!!

¨Beijinhossss