segunda-feira, 30 de março de 2009

No Quartinho Dela

Pois é, enfim a minha pequena aprendeu a dormir no quartinho dela. A idéia genial da pediatra que nunca tinha sido tentada por aqui, e que me deixou meio desacreditada quando ouvi a sugestão: "Pais no quarto da filha" deu certo!

Como tudo começou... Eu já estava com vergonha de em todas as consultas falar que a Beatriz dormia na nossa cama e que dormia muito mal. E sempre receber um olhar de reprovação da Dra. M. A.. A Beatriz já tomava uma formulazinha homeopática de "passiflora e valeriana" e a médica dela ainda tinha passado outra de "silícea". Apesar de ser homeopatia, não me sentia muito a vontade de ficar enchendo a minha "Nenêga" de bolinhas ao longo do dia.

Na última consulta a Dra. M.A. perguntou pelo sono e eu disse a mesma ladainha: "dorme com a gente, dorme mal, se mexe demais durante o sono, etc, etc, etc.... Que já tínhamos tentado de todas as formas levá-la para o quartinho dela ou fazê-la ao menos dormir no berço do lado da nossa cama, e NADA! Ela acordava de madrugada e só dormia de novo se a colocássemos na cama.". Então a pediatra disse que a única solução que ela achava que poderia ajudar era que nós fôssemos para o quarto da Beatriz, até que ela se adaptasse. Na hora achei meio "Nonsense" e na verdade nem pensei em dormir no chão do quarto dela.

Até que ela teve uma péssima noite e nós também, decidi que iria tentar, afinal, o pior que poderia acontecer era não dar certo e ela voltar para a nossa cama. À noite, após a rotina (jantar, brincar um pouquinho, tomar banho e tomar mamadeira) disse que ía colocá-la no bercinho dela, depois da mamadeira. Ela estranhou, mas eu disse que dormiria no colchonete do lado dela. Que na hora que ela acordasse eu estaria lá. Na primeira noite ela dormiu até 6h da manhã, mas na noite seguinte começou a dizer que não queria dormir no berço, que queria dormir na cama da mamãe, choramingou, mas eu fui desconversando, a deitei no berço e ela dormiu. Acordou de madrugada, me viu lá e ficou 2 horas enrolando para dormir... No dia seguinte, idem, choramingou, disse que queria ficar no quarto do papai (apelou para ele, que ficou morrendo de pena, mas eu disse que a gente tinha que ser forte). Conversei com ela, a coloquei no berço e ela dormiu. Acordou de madrugada de novo, me viu, fiz carinho nela e ela dormiu em menos de 5 minutos. Na noite seguinte passou a pedir para dormir no berço, mas há o ritual: fecho a janela do quarto dela, coloco meu colchonete no chão, ligo o ventilador, apago a luz, ligo o abajur (do elefante), ela deita eu vou no ouvido dela, falo um segredo ("mamãe te ama muito"), sento do lado do berço e ela dorme. Passei duas semanas a colocando para dormir, ficando um pouco com o M. no quarto e voltando para dormir no quarto dela. Desde a semana passada que tenho colocado a Beatriz para dormir e depois vou para o meu quarto, acordo mais ou menos às 4, 5h da manhã e vou para o quarto dela, ela tem acordado 7, 8h da manhã.

Não gosto de mentir para ela. Como diz a encantadora de bebês, você tem que tratar o bebê como um bebê, lógico, mas não se pode esquecer que ele é um ser humano que merece respeito e verdade. Afinal, a gente nunca sabe em que momento eles começam a entender "as coisas". Mas também não posso ficar a vida inteira dormindo no chão do quarto dela. Então vou para o meu quarto, mas deixo o colchonete e o edredon no chão, se por acaso ela acordar de madrugada e eu não estiver lá, posso dizer que tinha ido ao banheiro ou beber água...

E assim tem dado certo, e assim tem sido as noites por aqui. Adoro sentir o cheirinho dela a noite, saber que ela está do meu lado, agarrá-la e cheirá-la muito, mas também estava precisando dormir de verdade, com um pouquinho de espaço e sem medo de que ela se levantasse e caísse da cama, antes que o pai ou eu pudéssemos segurá-la.

Sábia Dra. M.A. :)

* Há duas coisas importantes: ela nunca chorou e fez pirraça dizendo que não queria o berço, só choramingou de charminho (nunca foi forçada a ficar lá). E a outra coisa, a rotina tem que ser seguida, todas as noites têm que ser iguais e a avó que a coloca para dormir o soninho da tarde, também a coloca para tirar a sonequinha no berço.

2 comentários:

Unknown disse...

Beth,
Muito bom que Beatriz já se adaptou ao quartinho dela, né amiga?
Nossa, mas não foi fácil né? A gente tem que ter perseverança nessas horas e ser firme para aguentar a manhinha delas, né?
Por aqui estamos com o mesmo problema, Beatriz dorme conosco, e quando amanhece estou quebrada! Agora talvez consigo colocá-la para dormir separada, pq o meu leite tá secando de vez.
Achei ótima a dica da Dra e o melhor é que funcionou né?
Beijão
Pri

Nathália Martins disse...

Que linda!!!
Grande conquista.
A Ana tb dorme conosco, e as noites têm sido muito agitadas.
Ela nos deixa totalmente sem espaço e ainda tem o medo que ela caia da cama.
Bjs***