segunda-feira, 6 de abril de 2009

Beatriz no Dentista

Na 5ª feira passada o M. viu que tinha uma pequena mancha marrom atrás de um dos dentinhos da Beatriz. Tentei tirar com a escova de dentes, com um cotonete, nada, a mancha não saiu... Pronto! Acabou meu dia! Fiquei me achando a pior mãe do mundo... Não podia acreditar que minha pequena estava com um dentinho cariado...

Fiquei contando os dias para chegar segunda para levá-la à dentista. Aproveitei que teria que fazer exames de sangue também e passei o final de semana inteiro conversando com ela. Que na 2ª feira íriamos no médico para mamãe tomar injeção e que depois ela iria ao dentista. Que quando eu fosse tomar injeção, ela iria segurar a minha mão para eu não chorar e que quando ela fosse na tia dentista, eu iria segurar a mãozinha dela para ela não chorar. Que lá na dentista ela ía abrir um bocão bem grandão fazendo "AAAAAAAAAAAAAAA". E passamos o final de semana inteiro tendo essas conversas e nos preparando para a 2ª feira.

Hoje acordamos cedo, primeiro fui fazer o exame e ela segurou mesmo a minha mão! Depois fomos à dentista. Tinha levado uns brinquedinhos e enquanto esperávamos, fiquei brincando que os bichinhos queriam ver o bocão de jacaré dela. E ela abria o bocão: "AAAAAAAAAAAA". A dentista chamou e nós entramos, na hora que a deitei na cadeira achei que ela ia chorar, mas ela se destraiu porque a cadeira ficou subindo e descendo para a dentista ajustar a posição. A dentista pediu para ela abrir a boca, e ela "AAAAAAAAAA", a dentista olhou com o espelinho, limpou com o ganchinho e passou fio-dental, de vez em quando ela fechava a boca e a gente tinha que pedir para ela abrir de novo, e ela sempre fazia "AAAAAAAAAAAAAA". Até que a dentista disse que era só abrir a boquinha sem falar "AAAAAAAAAAAA", mas ela não conseguia. No final o "AAAAAAAAAAAAAAA" já estava saindo com um biquinho de choro, mas enfim terminou. Sem estresse nenhum, a minha pequena se comportou como uma mocinha. Abriu a boca, deixou a dentista examinar e não fez pirraça, nem chorou. Fiquei tão orgulhosa dela!

A dentista disse que a manchinha marrom, é mesmo só uma manchinha, não é cárie, mas pode virar. Então temos que ter bastante cuidado, até porque a dentição dela já está quase completa. Só faltam dois dentinhos (Segundos Molares Superiores). Os cuidados são: passar fio-dental nos dentinhos que são juntinhos, passar uma gase molhada com o dedo em todos os dentes e passar um cotonete com um pouquinho de enxaguante bucal com flúor em todos os dentinhos também.


Depois do almoço, começamos com os cuidados (primeiro eu limpei, depois ela quis limpar sozinha), só não passamos o cotonete com o enxaguante, porque não encontrei a marca indicada pela dentista em nenhuma das 6 farmácias da nossa avançada cidade. Nem sei porque ainda me surpreendo com essa falta de "modernidade" daqui. Humpf!!!


8 comentários:

Unknown disse...

Oi amiga Beth!
Tudo bem por aí?
Adorei teu relato sobre os dentinhos da Beatriz e a maneira como preparaste ela para encarar a visita à dentista hoje. Tua Beatriz é muito prosa e esperta né?
Que bom que não era cárie, né? Imagino a sensação que tu tiveste. Essa fase dos dentinhos é complicada pois são várias comidinhas ao longo do dia e ficar limpando todo o tempo não dá né?
Achei muito legal a dica da dentista sobre o enxaguante bucal.
Beijocas,
da Pri e da Bia

Mamã Pirata disse...

Cárie já?
Fiquei assustada eles são tão pequeninos e correm o risco de ter cárie ?

ainda bem que n é nda ...só uma manchinha.Lá em casa é um castigo pra lavar dentes ,sai ele ,eu o w.c tudo molhado .EHEHE!

do post anterior amei tudo ...principalmente "n quer secar bunda mamãe"...demais:))

bjs p vcs ...grandes.

Nathália Martins disse...

Uma mocinha.
Ainda bem que não é cárie, né?
Mas temos que ter muito cuidado!!!
Beijos.

Alexandra disse...

olha a tua filha é sem duvida um espanto, tão pequenina e portou-se tão bem linda mesmo

e as fotos o must

beijos a cuidar dos dentinhos como uma senhora

Veronica e Lavínia disse...

haha..avançada cidade é ótimo.

Que bom que viram logo, assim podem evitar algo pior.

Mas essa Beatriz é uma graça..se comprotou como uma "lady"...linda!

Bjs

Veronica e Lavínia disse...

Voltei pq percebi que não passo por aui há séculos e tem váárias novis da Beatriz!! hehe

Pq tudo é "amalélo"...criança tem cada uma. E ela gosta da tal cebola?? Não fica com gosto de cebola?? Perguntinha inútil..eu sei.

O desfralde é mesmo complicado, dei um tempo aki em casa pq Lavínia tb não avisa quando quer fazer..só quando fez e olhe lá.

Agora quanto a dormir no quarto sozinha...tb faço como vc,,fico até com vergonha de contar pra dra. que Lavínia ainda dorme na mesma cama que eu e que dorminos mal, afinal ela é espaçosa que só. mas confesso que não tenho forças para acaordar de hora em hora para ir até o quarto fazê-la voltar a dormir. Mas tenho que ter, pois acredito que quanto mais o tempo pasar..mais dofícil será. Vou tentar esta tática, quem sabe dá certo comigo também.

Bjs

Mónica disse...

Incrível como ela deixa fazeres-lhe isso tudo! O Tomás não deixaria!
Um grande beijinho para essa moranguinha linda.

Gaivota disse...

Aqui lavo-lhe os dentes 2 vezes por dia, com escova e uso uma pasta de dentes com ingredientes provenientes da agricultura biológica. A pasta é muito boa e eu insisto na escovagem para os dentes ficarem bem limpos. O perigo das cáries é real, sim, mesmo para a criança que não come açúcar, como o meu filhote.

Ela está um amor.

bj.