sábado, 5 de setembro de 2009

Meu Bebê Sentimental

Há um tempo atrás, percebi que nós estávamos "tirando o direito de chorar" da nossa pequena. Sempre que ela levava um tombinho ou se machucava e ameaçava chorar, a gente falava:

- Ah, não chora, não foi nada.

E ela "engolia" o choro. É claro que na maioria das vezes não era nada grave, mas ela ameaçava chorar e a gente logo cortava, de forma carinhosa, mas cortava, e parecia que quando algo a machucava ou a chateava, ela ficava com vergonha de chorar. Até que um dia ela levou um tombinho, fez um bico de choro e olhou pra mim. Eu resolvi "deixá-la" chorar, falei:

- Vem filha, vem no colinho da mamãe. Você quer chorar? Pode chorar meu anjo, quando parar de doer, você para de chorar.

Ela fez uns "uhhhhh, uhhhhhhhhhhh", fingindo que estava chorando e logo parou. Acho que ela queria um colinho. Agora sempre que ela se "machuca" já olha pra mim fazendo bico e eu a deixo chorar. E ontem nós ficamos com uma peninha dela... A avó comprou massinha, e ela sem ninguém ver, molhou a massinha e fez uma lama no quarto dela. Quando o pai foi brincar com ela e viu a lama, pegou um pano pra limpar, colocou a massinha na janela pra secar e perguntou pra ela:

- Beatriz, quem foi que molhou a massinha e fez essa lama aqui no seu quarto?

Ela: - Foi mim! Pur que você botou a massinha lá?

Ele: - Pra secar ué, está tudo molhado aqui!

Ela saiu correndo e veio atrás de mim com um bico gigante e com a maior carinha de choro. Eu perguntei:

- O que foi filha?

Ela já choramingando: - Mamãe me bota no colinho, eu quelo cholá.

E começou um chorinho sentido porque o pai tinha "brigado" com ela. A gente ficou com tanta pena, o M. quando escutou o que ela estava falando comigo, também veio correndo tentando explicar que ele não estava brigando, que só tinha falado que não era para ela molhar a massinha... Ele quis pegá-la no colo, não adiantou, ela grudou em mim e ficou toda magoadinha. Dei um pouquinho d'água pra ela, distraí um pouquinho e depois ela foi chamá-lo pra brincar de novo.

Tão sentimental meu bichininho...

4 comentários:

Unknown disse...

Amiga!

Beth, achei muito legal teu post. E tu sabes, reprimir o choro dos pequenos e algo que todas as mães fazem inconscientemente. Tá errado mesmo.

Tem horas que vemos que é o choro da mãnha, mas qdo não, tem que chorar mesmo. Chega de seres reprimidos..achei o máximo tua atitude e a da Beatriz, linda!

Ela é mesmo um charme. Imagino como deve ficar linda com o bicão!

Beijos para vcs, e bom domingo.
Pri & Bia

Nathália Martins disse...

Como a Pri, amei esse post!!!
Ainda bem que você "decidiu" deixá-la chorar, tem um montão de pessoas reprimindo os sentimentos, escondidas atrás de máscaras. E as crianças são tão sinceras e devem ser estimuladas a mostrar sempre o que estão sentindo. E é ótimo ter o colinho da mãe pra chorar, e pelo visto a Beatriz, já descobriu isso !!!
Bjs***

Nathália Martins disse...

Como a Pri, amei esse post!!!
Ainda bem que você "decidiu" deixá-la chorar, tem um montão de pessoas reprimindo os sentimentos, escondidas atrás de máscaras. E as crianças são tão sinceras e devem ser estimuladas a mostrar sempre o que estão sentindo. E é ótimo ter o colinho da mãe pra chorar, e pelo visto a Beatriz, já descobriu isso !!!
Bjs***

Nathália Martins disse...

Olá!!!

Tem selinho pra ti, lá no blog.

http://nathinaovoudesistir.blogspot.com/2009/09/selinhos.html

Beijinhos***