segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Minha Estudante

Ai, ai, ai que eu ando uma mãe blogueira desnaturada... Minha pequena se tornou uma estudante dia 08/02/2010 e eu nem para vir aqui registrar (mas tá lá no Twitter e no Orkut, ao menos isso, né?).

No 1º dia eu fiquei lá com ela, e achei que ela ficou bem. Brincou, brincou, brincou, amou os escorregas que tem lá e de vez em quando olhava para mim. Só vi que vamos ter problemas com o professor de música. A Beatriz tem muito medo de homens, até dos nossos amigos. Ela só fala com quem ela conhece muito (as vezes estranha até o avô). Eu conversei com a professora, porque assim que o professor chegou, ela subiu no meu colo correndo, choramingando que queria ir embora. A situação é complicada, porque eu sinceramente não sei como agir. Tento aproximá-la aos poucos, falar bem da pessoa, mas não adianta, ela sempre fica com medo. Amanhã vai ter a 1ª reunião des pais (ai que emoção!) e não posso esquecer de tocar nesse assunto de novo, porque eu quero muito que ela participe das atividades, mas também não quero forçá-la e atrapalhar todo o processo de adaptação que já está bem legal.

No 2º dia fiquei um pouquinho e disse que ia à academia, se ela queria ficar lá com os amiguinhos, ela respondeu que sim, dei um beijo nela e fui. A professora disse que ela ficou bem, que só resmungou quando teve que ir para o "baile de carnaval" na escolinha dos maiores que fica em frente. Muito barulho, muitas crianças e ela pediu para voltar para escolinha dela. Cheguei na hora em que ela estava desfilando, ela não me viu, mesmo tímida passou pela passarela com sua fantasia de ciganinha (estava LINDA!). No 3º dia, a mesma coisa, ficou bem também, mas resmungou na hora de ir para a outra escolinha, foi a vez do bloco de carnaval.

Esqueci de dizer que já no 1º dia já fiquei toda orgulhosa dela. A professora chamou os pequenos para entrarem na sala para ouvir uma historinha, porque se dependesse deles, eles ficavam no parquinho a manhã toda. :) Eu fiquei do lado de fora, de repente escuto a professora:

- Muito bem Bia!

Fiquei toda boba por saber que ela estava participando. Depois a professora veio falar comigo que ela é bem "despachada", que na hora que ela distribuiu as massinhas, a Beatriz disse que "não quelia a amalela, que quelia a lilás". Só acho que a Beatriz ainda é muito "boazinha" (bobinha), uma menina deu um empurrão nela e ela não soube revidar, ficou olhando com uma carinha do tipo: "Por que você está fazendo isso comigo?". E sempre que ela ia no escorrega e alguma criança entrava na fila, ela descia a escada para a outra criança escorregar e só então ela subia de novo no escorrega. Sei que na maioria dos casos, a criança tende a repetir o comportamento dos pais e nós na verdade somos bem assim mesmo (as vezes tão "bonzinhos", que nos tornamos "bobinhos"). O M. e eu quase nunca discutimos e quando acontece, evitamos que seja na presença dela. Bater, nem no Kaluzito, e já ensinamos isso à ela. Mas eu queria que ela se defendesse, não quero que ela seja agressiva, mas eu detestei ver a menina dando um empurrão nela e ela ter ficado com aquela carinha de não ter entendido aquilo.

Depois de loooongos dias de carnaval, hoje foi a volta às aulas. A professora disse que ela ficou bem e perguntou por mim uma vez, e que logo foi contornado. Ela perguntou por mim e a professora:

- Mas cadê sua mãe Bia (já virou Bia)? Ela foi trabalhar?

Ela: - Não tia minha mãe foi pá academia, ué!

A Tia disse que o clima só ficou "tenso" quando o professor de música chegou. Ela choramingou, perguntou por mim, mas logo cheguei. Amanhã será o dia do banho de mangueira e à noite, teremos reunião. Aguardando as cenas do próximo capítulo. :)

3 comentários:

Nathália Martins disse...

É, eu vi lá no orkut ;)
É uma alegria, né?!
E a Beatriz (Bia) se comportou muito bem. Uma mocinha!

Sabe que Ana tb não vai muito com a cara de homens. Ela tem que conhecer bastante para ficar à vontade!
Já, já ela se adapta ao professor, é só o tempo de se acostumar.

Quanto a 'bobice' (by vovó) :), Aninha quando entrou na creche tb era assim. Depois passou a revidar (fiquei triste), mas era a maneira que tinha de se defender. E hoje, ela diz: Não faigi (faz) isso com a Aninha! Tiaaaaaaaaaa (chama logo a tia)...
Às vezes ainda revida, mas na maioria 'briga' com o coleguinha e chama a tia ;)

Beijos***

PS: Vi que o carnaval de vcs foi ótimo, né?!

Mãe das Marias disse...

Que linda!!! Parabéns por esse importante passo e que ela tenha um brilhante percurso académico que começa agora!
Sabes que a minha Tiz tb tem medo de homens?! Eu tb não sei que fazer.
Se aparece uma mulher desconhecida, ela reage bem e eoa fim de um tempo até já brinca, mas com os homens foge e sobere pelo meu colo acima. O pai brinca e diz que ela tá bem educada ;) mas eu sinceramente não sei o que se possa fazer...
oxalá a adaptação continue a correr bem!

beijos***

Rita Correia ilustradora disse...

:) Parabéns pequena estudante :)
Pois é linda não desanimes porque tudo isso será uma fase de adaptação. É como se ela, pela primeira vez, começasse a ter de interagir com o mundo exterior fora da família que ela conhece. Vais ver que ela se irá adaptar e aprender a defender-se melhor.
BEijo muito grande e Parabéns Bia por esta tua nova etapa ;)