quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Amamentação: Tudo Bem, Quando Termina Bem

Desde que comecei a pensar em ter um bebê, comecei a pensar em amamentar. Quando engravidei, amamentar virou um desejo, uma certeza. Depois que a Beatriz nasceu, eu vi que amamentar não era fácil (para nós não foi) como todos dizem por aí, que "só não amamenta quem não quer". Infelizmente não é assim... Tivemos muitos problemas, ela não sabia mamar, quando conseguia pegar no peito logo dormia. Teve icterícia grave, voltou para o hospital com 4 dias de vida, eu tirava leite manualmente para deixar pra ela quando vinha pra casa. Ela só aprendeu a mamar com 1 mês (enquanto isso tomava mamadeira, e tomou até os 3 meses). Só Deus sabe o quanto pedi, implorei a Ele para ter leite, para ela aprender a mamar, para eu ter forças para lutar... Liguei para grupos de apoio à amamentação, chorei sozinha por achar que não era capaz (apesar da Beatriz já saber mamar).

Com 3 meses, tive coragem de tirar a mamadeira, e ela passou a mamar só no peito. Como eu me sentia feliz!!! Mas durou pouco, antes dela completar 4 meses, tive que voltar ao trabalho, e o medo reapareceu. Tinha que tirar leite 4 vezes por dia, porque a pediatra dela dizia que se eu não conseguisse tirar muito leite, logo ele secaria... Tive um probleminha de saúde, tomei um remédio que fez meu leite diminuir consideravelmente, e à noite, voltava a chorar sozinha e pedir a Deus que tivesse forças para não desistir. Não foi fácil!

Saí do trabalho e vivi os momentos mais perfeitos da amamentação. A Beatriz mamava a hora que queria e eu me sentia plena, grata a Deus por poder alimentar a minha filha e ainda por cima dar uma dose extra de amor que só eu poderia dar (é, as vezes as mães são tão egoístas...).

Há um tempinho venho percebendo que ela já não tinha mais tanta gana por mamar, mais especificamente no peito, porque para ela não fazia diferença, mamadeira ou peito. E eu também comecei a ter mais vontade de "cuidar de mim", de fazer coisas que amamentando não podia. Fazer relaxamento no cabelo, tomar um chop de vez em quando... Mas era difícil parar com a amamentação, me sentia ingrata...

Nesse último feriado de Reveillón viajamos e eu aproveitei para observar se ela sentiria falta de mamar no peito. E ela não sentiu. Brincou tanto, aproveitou tanto e adorava quando eu perguntava: "Quem quer dedeira?". E foi assim que o desmame aconteceu, sem tragédias pra ela, sem tragédias pra mim... Quase naturalmente... Anteontem ela me viu sem blusa e pediu: "Mamá pêto!". Eu dei, ela mamou 3 segundos, olhou pra minha cara, fez uma careta e disse: "Úim" (ruim). Eu provei, e era verdade. O pouco leite que tinha restado estava meio amargo, meio salgado... Realmente, não dá mais.

E assim nos despedimos dessa fase para iniciarmos muitas outras. Agradeço imensamente a Deus por ter estado sempre comigo, não me deixando desistir e ao meu querido M. que me deu muita forca mesmo, sempre com carinho, com palavrinhas bonitas de apoio... Não me arrependo de todo "esforço" que fiz e das lágrimas (muitas) que derramei. Posso contar nos dedos as vezes que a Beatriz ficou doente, e Graças a Deus nunca teve nada grave. E os momentos de amamentação que tivemos juntas, só nós duas, foram mais que preciosos.

8 comentários:

Mãe das Marias disse...

17 meses é mesmo muito bom! Parabéns pelo que conseguiram! Connosco tb não foi nada fácil... mas valeu tanto a pena as lágrimas, o sangue e as dores...
É um momento mesmo único e maravilhoso que só nós podemos sentir ;)

mil beijos***

Nathália Martins disse...

Isso aí...
A Bia mamou bastante, né?!
E que bom que terminou tudo bem.
Valeu a pena!!!
Bjs***

Mamã Pirata disse...

Parabens minha querida ,pelo amor e carinho .E pela dedicação á tua menina.
Amamentar pra mim foi horrivel (já fiz um post disso)chorei mto mto mas ao fim 1 mes secou.

Sei o que me custou e sei o que é quer e n poder.
Mas ...tu conseguiste até aos 17 meses foi uma vitória.


Bjs p vcs.

(aqui faz mto frio ,manda um calorzinho pra ca)

sonia disse...

Foi imenso tempo linda!!Quem me dera ter tido essa sorte.A Lara nunca quis pegar no peito, bombei até começar a trabalhar (aos 4 meses e meio).

Foram momentos unicos, deliciosos que Deus te ofereceu :)
bem bom!!!agora é outra fase :)))

beijinhos

Gaivota disse...

Ainda bem que foi assim, tudo simples e sem dramas.

Beijo grande e parabéns!

Unknown disse...

Que lindo esse post Beth!
Amamentar é realmente um desafio! No início, como falei lá no blog, também tivemos muitos problemas. Há mulheres que dizem não ter tido nenhuma dificuldade, mas sinceramente acho que trata-se de uma minoria de sorte (ou não).
Eu tinha em mente, amamentar a Bia até primeiro aninho, mas não sei como vai ser. À noite ela quer ficar pendurada na teta. Se acorda, quer que o peito esteja lá, pendurada para ela. Tem sido desgastante. Adoro dar de mamar, mas tenho pensado em começar um desmame gradual. Um dos obstáculos é que a Bia não toma outro leite na mamadeira, recusa-se a tomar. Mas, com calma eu chego lá né/ Vamos ver o que resolvo, e o que se sucede.
Achei o máximo o fato de tua Beatriz mamar todo esse tempo, e feliz pelo desmame ter sido tranquilo, gostoso. Emocionou o fato de em todas as vezes que necessitaste teu leite ter voltado, isso é realmente um dádiva celeste. Mãe de verdade, quer sempre alimentar seus filhos né?
Adorei tbém o fato de termos escrito sobre esse assunto quase juntas.
Bom final de semana para vcs muchachas queridas!
Bjs
Pri e Bia

Rita Correia ilustradora disse...

Que bom Beth... 17 meses é muito muito bom!!
Todo esse amor e dedicação faz toda a diferença para a Bia, seja a nível físico como a nível espiritual :)
Também comigo não foi à primeira, mas depois consegui chegar até aos 9 meses :)
Beijo ENORME nosso

Nathália Martins disse...

Oiê!!!
Tem um desafio lá no blog.

http://nathinaovoudesistir.blogspot.com/2009/01/no-tem-preo.html

Bjs***