segunda-feira, 31 de março de 2008

Constatação/Amamentação - Parte I (Post Longo)

E ontem, cheguei à conclusão de que enquanto tiver uma gota de leite no peito, não vou "conseguir" parar de amamentar. Eu tenho plena consciência do quanto isso pode ser bom e do quanto pode ser ruim, mas é algo que eu não consigo mudar.

Eu amo amamentar, para mim é muito gratificante! Gratificante ver minha pimpolhoca saudável, sentir a mãozinha dela me fazendo carinho enquanto mama, ter uma ligação única com ela, entre outras coisas tão boas! Mas eu também sofro, sofro quando tento tirar leite por 20 minutos e só saem 30 ml, fico cansada usando uma bomba manual, às vezes me sinto triste por ver que já não tenho mais tanta vaidade, meu cabelo está horrível porque não posso usar química, meu rosto está cheio de espinhas e não posso tomar Yasmin que ajudava bastante, não posso tomar um chopp, que caía tão bem nos dias de pico de estresse ou só para relaxar mesmo... Mas eu não consigo.

Eu gosto de amamentar e a Beatriz gosta de mamar, para mim já é motivo suficiente para tentar até o último recurso. A nossa história não foi fácil. A minha pequena nasceu com uma icterícia, que não foi detectada e que 3 dias após a alta do parto a levou para uma UTI Neonatal. Quando ela nasceu e a levaram para o quarto, a 1ª coisa que eu fiz foi colocá-la no peito, mas ela não mamou. A enfermeira, "queridíssima", ainda disse perante a minha frustração que as mães recentes são assim mesmo: "mal o bebê nasce e elas já pensam que eles sabem de tudo! Quando a Beatriz tiver fome, ela vai mamar!". E eu acreditei nela, e em todas as outras enfermeiras que me disseram a mesma coisa: "quando ela tiver fome, ela vai mamar". Recebemos alta, com a Beatriz pegando no peito uma vez ou outra, e toda vez que ela conseguia, mamava 3 minutinhos e dormia.

Em casa, o mesmo quadro, e eu acreditava que uma hora, ela mamaria "direito". O leite veio, e nada, ela raramente pegava no peito, e quando pegava, dormia. E ela chorava, chorava, chorava. Marquei uma consulta, porque achava que ela estava com gases e que ela estava muito amarela, até os olhinhos! Coisa que nenhum médico na famosa "XXXX", maternidade que ela nasceu, percebeu! Resultado da consulta: A Beatriz estava com uma icterícia gravíssima e desidratada! Voltamos correndo para a UTI Neo, que na verdade, era o Centro de Prematuros, porque a conceituadíssima maternidade não possui UTI Neo. Foi complicado para eles nos reaceitarem, porque como era um Centro de Prematuros, o bebê que teve alta não poderia voltar, sendo que a Beatriz nem por lá tinha passado anteriormente.

Foi terrível! Quando chegamos lá, na fraldinha da Beatriz não tinha xixi, nem cocô, tinha sangue, porque ela já estava há quase 24h sem se alimentar, porque eu, na minha inexperiência, fiquei esperando ela pegar no peito! Com os peitos cheios, com leite quase até os ombros, eu, em plenos 2007, não tive a capacidade de tirar o leite e colocar em uma chuquinha para ela, com medo dela não pegar mais no peito depois! Culpa e medo, foi o que eu senti. Finalmente a aceitaram e ela ficou internada por 3 longos dias. No 2º dia de internação, ela já podia sair um pouquinho da encubadora para mamar, mas quando as enfermeiras queriam tirá-la para me dar, eu dizia baixinho, com medo, com vergonha, que ela não pegava no peito... Até que uma enfermeira, relamente querida disse que eu poderia usar um bico de silicone para facilitar, como eu não tinha, ela me emprestou um bico de mamadeira, e a Beatriz mamou, por um longo tempo. Emoção!!! No 3º dia ela teve alta, voltamos para casa com a minha pequena tomando suplemento e mamando com bico de silicone.

4 comentários:

R&L disse...

De facto o que passamos com os primeiros filhos não é facil. Os meus nunca mamaram muito no peito, mas por serem prematuros eram muito preguiçosos e eu tirava o meu leite para dar a eles no biberão. Quando eles mamavam mais de 5 minutos no meu peito era uma festa. E tive pena que acabasse, mas não dramatizei, encarei como um ciclo da vida que se fechou e deixei a porta encostada para quem sabe, um dia voltar a abrir e amamentar um outro bebé!

Beijinhos

Anônimo disse...

Foi uma luta árdua, mas uma vitória ganha. Eu também adoro amamentar e é muito gratificante saber que lhe estamos a dar o melhor. Em relação ao cabelo, aí no Brasil não há tinta para o cabelo sem amoníaco? Essas podes usar sem problema.

Beijos

claudia disse...

Minha querida Beth li o teu post e fiquei a pensar nos dias em que Eu tentei que o meu Pirata pegasse no peito .Sabes tive cesariana e cm o leite demorou 4 dias a subir ,o Pirata depois só queria biberão . Tirei sempre o leite á bomba.Ao fim dum mês n tinha leite.Chorei mto pq sempre quis amamentar mas o meu bebé n quis o peito ,Que fazer?
Não tenhas medo/vergonha como dizes até agora sempre fizeste tudo em prol da Beatriz e a prova é que Ela é um bebé saudável e vai continuar a ser com o leite de lata.
Um bj sincero de Mãe.

Beth disse...

Manhã,

Apesar de ter alguns cabelos brancos, não me importo em pintar, meu problema com ele, é que ele é crespo, e para ficar apresentável, preciso fazer "relaxamento" na raiz. Como o produto para esse tratamento é muito forte, ainda não posso fazer.