segunda-feira, 31 de março de 2008

Constatação/Amamentação - Parte II (Post Longo)

Na consulta de um mês, a pediatra me disse: "se você continuar dando suplemento para a Beatriz, e usando o bico de silicone, o seu leite vai secar!". Assim, curta e grossa! Meus olhos encheram d'água. Mais uma vez, medo! Cheguei em casa e conversei muito com a Beatriz, falei que a amava, que queria amamentá-la, e que precisava da ajuda dela. Inacreditavelmente, ela pegou no peito, sem o bico! Pela 2ª vez nesse dia, meus olhos encheram de lágrimas, mas dessa vez, foram de alegria! Não tive coragem de tirar o complemento totalmente, mas diminuí a quantidade de mamadeiras.

Consulta de 2 meses, palavras da pediatra: "se você continuar dando suplemento seu leite vai secar!". De novo, medo! Consegui tirar as mamadeiras aos poucos, com muito medo da Beatriz não estar se alimentando bem... E aos três meses consegui tirar todo suplemento! Como a Beatriz já dormia a noite inteira, de manhã meu peito sempre estava cheio, então como ela só mamava em um de cada vez. Eu tirava do outro e dava para ela à noite.

Consulta de 3 meses, nada de suplemento. Recebi os parabéns da pediatra! Mas a minha alegria foi passageira, quando a Beatriz fez 4 meses, tive que voltar a trabalhar. Na consulta: introdução leve de frutas. Acho que no 2º dia de trabalho, a Beatriz passou mal, como eu não chegaria a tempo, a I. a levou à pediatra, que disse que estava tudo bem, que talvez a Beatriz tivesse comido um pouquinho demais e vomitou, mas disse para a I. me avisar de que, se a Beatriz não mamasse de madrugada, adivinha... o meu leite secaria!!! Que só tirar com a bomba não estimularia as glândulas e blá, blá, blá... A minha pimpolhoca entendeu o recado, e se antes ela dormia de 21:00h às 7:30h, passou a acordar de 2 em 2 horas para ajudar a mamãe!!!

Realmente, passei a ter mais leite e a levar a amamentação tranqüilamente, até que há pouco tempo tive uma inflamação e a minha médica me receitou uma pomada. Perguntei se não influenciaria negativamente na amamentação e ela frisou que não! Tá bom! Dois dias depois de usar a pomada, percebi que meu leite tinha diminuido consideravelmente. Usei a pomada por mais um dia, e tive certeza. Parei de usar a pomada! E desde então, passei a ser essa pessoa contraditória, que um dia diz que o leite está secando e no outro diz que conseguiu encher uma ou duas mamadeiras, mas a minha vida tem sido assim, e o pior, não sei por mais quanto tempo. Na maioria das vezes me sinto feliz por ainda conseguir amamentar, mas há dias como hoje, que estou com uma crise imensa de sinusite, e que tentei tirar o 1º leite, geralmente 140 a 160ml e só consegui tirar 110ml, e que sei que a tarde quando for tirar pela 2ª vez, se conseguir tirar 50ml, vai ser muito, em que me dá uma vontade imensa de desistir...

Graças ao mundo dos babyblogs conheci histórias de excelentes mamães, que não puderam amamentar, que amamentaram por pouco tempo, ou que o leite começou a secar... e vejo, que por mais que por um momento elas tenham sofrido, hoje conseguem ter o coração tranqüilo por terem feito o melhor, isso me dá forças! Porque por mais que a Beatriz "já" tenha 8 meses, eu ainda tenho vergonha de entrar na farmácia e comprar uma leite de leite. E eu sei por quê, só não consigo mudar...

2 comentários:

Mãe das Marias disse...

Minha querida tens que conseguir acalmar em relação a este assunto... Eu também acho que enquanto houver gota de leite não se deve desistir.
Mas tens que estar relaxada e vais ver que assim ainda corre melhor... quando tiver que acabar, acabará e tu não podes fazer nada em relação a isso. Não te culpabilizes! A vossa história de amamentação foi realmente muito dificil e tu fostes muito forte e corajosa por nunca desistir! Podes alegrar-te com isso!!!

Muitos beijos!

Anônimo disse...

Não te deixes afectar pela quantidade que tiras com a bomba. Eu nunca consegui tirar tanto e sempre amamentei sem suplemento e sem problemas. Aquilo que consegues tirar com a bomba varia bastante. Os bebés conseguem tirar sempre muito mais leite quando mamam. Há até mulheres que amamentam e que nunca conseguem tirar nada com a bomba.

Claro que se sentes que chegou a altura de parar, só tu podes tomar essa decisão, mas não te sintas mal por isso, uma mãe não é menos que outra porque não amamenta.

Beijinhos