quarta-feira, 8 de abril de 2009

Sobre o Post da Visita à Dentista

Resolvi dar continuidade a esse post por causa dos "questionamentos" nos comentários e para frisar o que considerei importante na consulta.

A todas às mamães: AINDA BEM QUE NÃO ERA CÁRIE! Confesso que foi um fim de semana péssimo por causa da expectativa, se o dentinho dela estivesse cariado, eu não me perdoaria.

- Pri-Pri: A dentista disse que o enxaguante tem que ser passado com cotonete porque elas não podem engolir o produto. Que deve-se usar cada lado do cotonete para a metade da arcada (1 cotonete para a superior e um para a inferior). As marcas que ela indicou foram: Fluotrat/Johnson's Reach/Fluormint.

- "Pirata/Peixinha": Infelizmente elas (eles) podem ter cáries sim. Não sei como é aí em Portugal, mas aqui é muito comum ver crianças com os dentes de leite escuros por causa das cáries, o que eu considero muito triste. A assistente da dentista disse que já teve pacientes crianças que tiveram que fazer tratamento de canal, e que elas sofrem muito (imagino que sofram mesmo, porque já fiz uma vez e só a anestesia é de matar).
Quanto à escovação, a dentista disse que é preferível que se limpe os dentes com uma gase ou fraldinha, porque com a escova a gente não tem tanto controle quanto à limpeza de todos os dentes. Eu nunca tinha imaginado isso, porque só passava a fraldinha quando ela quase não tinha dentes, mas agora que passei (voltei) a usar, dá pra ver direitinho que a fraldinha fica meio amarelada por causa das placas.

- Nathi: :)

- Alexia: :*

- Verônica (não é sobre os dentes, mas sobre o sono, a cebola e o "amarelo" :)): Acredito que esse "método" de ir dormir no quarto dela tem dado certo, porque das vezes que ela acordou à noite, ela me viu do lado dela. E o "ato" de dormir lá de verdade só durou 2 semanas. Hoje só vou para o quarto dela às 5, 6h da manhã. E quando ela acorda, me vê lá. Talvez seja mais complicado porque você trabalha fora, mas como uma mãe que já teve "noites terríveis", te digo, não custa nada tentar. Você acredita que hoje ela fala: - Qué dômi cuárto mamãe não! Qué dômi becinho dela. :)
Quanto à cebola, sim, fica com gosto de cebola, mas ela fica meio docinha, não com aquele gosto forte. Fica muito bom! E a Beatriz ama, como todos aqui em casa, incluindo o Gordozildo (o labrador).
Sobre o porquê do "amarelo", acho que nunca vou descobrir...

- Mónica: acho que as meninas são mais "calminhas". ;)

* Tenho que dizer que antes desse episódio da suposta cárie, não levava a escovação muito a sério, usava a escova de dente de vez em quando, mais por "brincadeira" mesmo, mas fiquei muito apavorada com a idéia de ver minha pequena com os dentinhos pretos, tendo que tomar anestesia (principalmente depois desse caso), tendo que obturar o dentinho... Passamos a seguir o ritual de limpar com o fio (só os dentinhos que são bem juntinhos uns dos outros) e limpar com a fraldinha, ainda não conseguimos comprar o enxaguante. É feito como se fosse uma brincadeira com uma finalidade importante, e ainda bem que ela deixa.

** Pri-Pri, vc acertou, ela fala: "É pacacete (capacete)". :)

3 comentários:

Mamã Pirata disse...

Amiga obrigado por todos os esclarecimentos,lá em casa cm já disse é complicado lavar dentes,sai água por todo o lado ...mas vou tentar esse método da fralda.

Desejos de Boa Páscoa p vcs.
Um beijo enorme.

Gaivota disse...

Este é a que nós usamos:

http://www.weleda.co.uk/products/name/children-s-tooth-gel/product_id/101005

Beijos e uma Páscoa feliz.

Mãe das Marias disse...

Estive agora a ler sobre a visita da Beatriz ao dentista e tb fiquei assustada! É que tb não somos muito rigídos com isso... ela não nos deixa escovar. Só quer pegar na escova e comer a pasta.
Tenho muito medo que ela fique com uma cárie... para a semana vou a uma consulta ao dentista e vou falar no caso da Tiz, para ver o que me aconselham.
Acho a ideia da fralda óptima, mas não estou a ver a Tiz deixar usar o fio dental.
Obrigada pelas dicas ;)

Beijões e boa páscoa para vocês***